Diga não ao plágio! Nada de "copia e cola" ok?

*Diga não ao plágio! Nada de "copia e cola" ok?*

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Células-tronco

O que são células-tronco embrionárias?
Após a fecundação forma-se uma célula totipotente denominada zigoto. Devido à sua totipotência, essa célula não é especializada (como miócito, neurônio, osteoblasto, etc.) e pode originar outros tipos de células (pode originar até mesmo um novo indivíduo), mas com suas próprias características. Bom, lembram-se das aulas de embriologia? Então, as células começam a se dividir após a fecundação e no quarto dia forma-se o blastocisto. No centro desse conglomerado de células existem células pluripotentes (podem originar qualquer tecido, menos anexos embrionários, e não têm capacidade de originar outro indivíduo). Essas são as células-tronco embrionárias.
Os cientistas obtém células-tronco embrionárias utilizando uma técnica chamada clonagem terapêutica, na qual são fabricados embriões a partir da transferência do núcleo de uma célula diferenciada (tanto de um adulto como de um embrião), para um óvulo sem núcleo. Após a fusão, no quarto dia, pode-se retirar células-tronco do blastocisto para diferenciação, in vitro, dos tecidos que se pretende produzir.

O que são células-tronco adultas?
Pode-se retirar células-tronco de algumas regiões do organismo adulto, como a medula óssea, placenta, cordão umbilical, entre outros. A vantagem de se usar esse tipo de célula-tronco é o baixo índice de rejeição após seu transplante.

Recomendo que vocês leiam os textos da Dra. Mayana Zatz, geneticista da USP. Ela tem uma coluna - sempre atualizada - na revista Veja que vale muito a pena dar uma olhada!
Link do blog da Dra Mayana Zatz


É isso =) Esse é um tema que eu tento sempre me manter informada, pois fará muita diferença na nossa profissão.

Beijos! E um feliz 2010 pra todo mundo!!