Diga não ao plágio! Nada de "copia e cola" ok?

*Diga não ao plágio! Nada de "copia e cola" ok?*

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Método Halliwick

James Mc Millan em 1949, ao observar garotas em Londres, na escola Halliwick desenvolveu o método que tem como proposta inicial auxiliar pessoas com problemas físicos a se tornarem mais independentes para nadar. O método era a baseado em exercícios recreativos, visando independência.

O termo MÉTODO HALLIWICK descreve o que é ensinado na piscina. O termo CONCEITO HALLIWICK é usado para a filosofia e a prática do Halliwick baseado em princípios científicos.

O nadador tem a oportunidade de interagir socialmente, enquanto recebe a atenção constante de seu instrutor, mas sem "bloqueios" (o instrutor não segura o nadador, apenas fornece suporte).



Programa dos 10 pontos:
O programa dos 10 pontos traz os fundamentos do Conceito Halliwick de forma lógica e fácil de seguir. Eles mostram com clareza um processo em 4 fases, que conduz à independência na água:

1. Adaptação mental: quando o nadador se torna capaz de responder aos diferentes ambientes, situações ou tarefas.
2. Controle do equilíbrio: quando o nadador se torna capaz de manter ou mudar a posição do corpo na água, de forma controlada.
3. Inibição de movimentos
4. Facilitação de movimentos: quando o nadador se torna capaz de criar ou solicitar movimentos para realizar determinada tarefa com eficiência e habilidade, através da organização mental e controle corporal.

1a. Fase: Adaptação Mental
1.Adaptação mental: ajuste respiratório, aprender o reagir aos movimentos da água, adaptação ao ambiente.
2.Desengajagamento: é um processo progressivo de aprendizagem no qual o nadador torna-se física e mentalmente independente do terapeuta.

2a. Fase: Controle do Equilíbrio:
3.Controle da Rotação Transversal: (originalmente Rotação Vertical) — para frente e para trás, no plano sagital.
4.Controle da Rotação Sagital: de um lado para o outro (plano frontal)
5.Controle da Rotação Longitudinal: (originalmente Rotação Lateral ou Horizontal) — habilidade de controlar qualquer rotação feita sobre o eixo sagito-frontal (longitudinal).
6.Controle da Rotação Combinada: habilidade de controlar qualquer combinação de rotações.
7.Empuxo: confiar que a água irá sustentar você. Às vezes chamado de “inversão mental” (o nadador tem que inverter seu pensamento e perceber que ele irá flutuar e não afundar).
8.Equilíbrio: flutuar parado e relaxado na água. Depende do controle físico e mental. Assim, poderá realizar atividades facilmente.
9.Deslize por turbulência: O instrutor realiza turbulência ao redor do nadador, sem ter contato com ele. O nadador deslizará na água.

3a. Fase: Movimentos
10.Progressões simples e nados simplificados: o desenvolvimento de movimentos de propulsão simples feitos pelo nadador ("deslizar" com movimento na água).


"A atividade física em terra pode ser difícil para essas pessoas, mas na água eles encontram seu elemento. A maioria das pessoas aprecia a água e querem aprender a nadar; e o sentimento de realização quando dominam a arte é enorme. Elas ganham confiança, seu auto-respeito é incentivado e elas adquirem um benefício social, porque na água são capazes de competir com seus companheiros normais."

Referência:
Aqua Brasil