Diga não ao plágio! Nada de "copia e cola" ok?

*Diga não ao plágio! Nada de "copia e cola" ok?*

domingo, 8 de setembro de 2013

Padrões respiratórios patológicos

Hiperventilação neurogênica central: padrão respiratório rápido, regular e profundo. Ocorre em lesões no mesencéfalo. É como a respiração de Kussmaul.

Respiração apnêustica: inspiração profunda seguida de uma pausa respiratória (apneuse). Ocorre em lesões pontinas. Lembrando que apneia é diferente de apneuse, sendo a primeira uma pausa respiratória após a expiração, e a segunda após a inspiração.

Respiração de Biot (atáxica): padrão completamente irregular, com trechos de inspiração rápida e curta, trechos irregulares e apneia. Em lesões no bulbo.

Respiração de Cheyne-Stokes: períodos de respirações crescentes, chegando ao ápice, seguidos de fase de respirações decrescentes, até apneia.  É consequência de uma lesão cerebral bilateral ou alteração metabólica.

Respiração de Kussmaul: padrão respiratório profundo, hiperventilação utilizando VRI e VRE. Ocorre em acidose metabólica grave.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Motricidade involuntária

Balismo: movimentos involuntários amplos, de início e fim abruptos, bruscos e violentos, envolvendo frequentemente os segmentos proximais dos membros, podendo também acometer o tronco e a cabeça. Ocorre por uma liberação excessiva de dopamina no tálamo, hiperexcitando as áreas motoras do córtex.

Mioclonia: contrações involuntárias e súbitas, breves, com abalos, lembrando pequenos solavancos. Pode ocorrer por reação a alguma infecção, lesões cerebrais, uso de drogas e outras substâncias químicas, falência renal ou hepática.

Atetose: movimentos involuntários mais lentificados, sinuosos, frequentemente contínuos, envolvem, predominantemente as extremidades distais. Parece que o corpo está se contorcendo. Ocorre em lesões encefálicas.
Obs.: não encontrei vídeo da atetose pura, pois comumente ela está relacionada a corea.

Corea: movimentos involuntários de início abrupto, explosivo, geralmente de curta duração, repetindo-se com intensidade variável. Parece uma dança (corea significa baile, em latim). O vídeo que encontrei é da Corea de Huntington, uma mutação genética que destrói regiões específicas do cérebro.