Diga não ao plágio! Nada de "copia e cola" ok?

*Diga não ao plágio! Nada de "copia e cola" ok?*

sábado, 3 de julho de 2010

Tipos de marchas deficientes

1. Antálgica: fase de apoio mais curta (e passo curto) do lado afetado e fase de balanço curto do lado não afetado, velocidade lenta. Como se estivesse mancando.

2. Marcha do glúteo máximo: quando o paciente tem paralisia ou fraqueza do glúteo máximo. O glúteo máximo faz extensão de quadril, certo? Se ele não atua corretamente, a tendncia é do quadril fazer uma flexão exagerada. Então ele joga o tronco pro lado pra compensar. Se a fraqueza for dos dois lados ele faz essa jogada do tronco nos dois lados, como um bambolê. Achei um video no youtube dessa marcha, mas a pessoa que está executando a marcha não é um paciente afetado, e sim um ator. Vídeo.

3. Marcha do pé caído: o pé é caído quando existe alguma lesão nos dorsiflexores. Na fase de apoio o pé entra em contato com o solo por completo, e na de balanço o paciente faz uma flexao de joelho exagerada, meio que para não bater o pé no chão.

4. Lesão nos flexores plantares: quando a perna que tem a lesão estiver atrás da outra, indo pra fase de balanço, a pessoa não consegue dar o impulso necessário para o pé sair do chão. Já q pra dar esse impulso precisa dos flexores plantares. Então ele compensa fletindo mais o joelho. Isso acontece mais rápido, reduzindo o tempo da fase de apoio.

5. Lesão no quadriceps: se o quadriceps está lesionado a pessoa pode cair durante a fase de apoio, porque o joelho não se mantém estendido. Então para evitar a queda, a pessoa força a extensão do joelho bruscamente, causando uma hiperextensão.

6. Marcha atáxica: de origem neurológica, dificuldade no equilíbrio, movimentos exagerados, base larga, marcha com abalos. Pensem assim, quando andamos no escuro temos medo de bater em tudo e cair, então aumentamos a base, trememos um pouco (hesitando o encontro com objetos) e ficamos desequilibrados. É mais ou menos assim a marcha atáxica.

7. Marcha hemiparética: MS ou MMSS em flexão e MMII em padrão extensor. Movimento de circundação de MI - jogar as pernas para o lado.

8. Marcha equina: ocorre por uma deformidade no pé, a pessoa anda com a parte lateral do pé, mas mais com o antepé.

9. Marcha em tesoura: diplegia espástica, ou seja, os MMII estão espásticos. Os adutores estao em hipertonia aproximando os joelhos, o que dificulta a fase de balanço.


Retirei o texto de um resumo que fiz para a faculdade. Não me lembro de ter tirado de nenhum site!

É isso! Muito tristes com a derrota do Brasil né? =/ espero que o hexa venha em 2014!! Aliás, meu sonho é em 2014 ser fisioterapeuta da seleção...já pensou?! =P

Bom fim de semana!!